DRE SAP

Demonstração de resultado do exercício.

Fluxo Projetado.

Balanço Patrimonial.

Para a estruturação de um processo orçamentário atendendo aos mais essenciais requisitos de compliance, o TVM/BM contempla em suas transações, direcionamentos específicos a cada modelo de negócio, bem como, regras de gestão.

Para uma boa gestão orçamentária, o TVM/BM dispõe de funcionalidades como cenários, permissões, workflow, regras de seguranças de acessos, descentralização, orçamento participativo, matricial, acompanhamento orçamentário, aviso/trava para emissão de novos pedidos de compras atrelados ao orçamento, tudo isso composto nas regras de negócios de cada companhia, e que devidamente escriturados nos layouts, formatos e cenários atribuídos, a Controladoria obtém os principais indicadores do negócio, sendo eles, Demonstrativo de Resultado, Ebitida, Demonstrativo de Fluxo de Caixa e Balanço Patrimonial.

Elaboração Orçamentária:

Este é o processo primário da composição orçamentária, onde o sistema estará disponível para todos os gestores e donos de pacotes para seus inputs de dados.

Através do Planejamento Estratégico, definição de premissas, indicadores de Gestão, a publicação será feita no BM, e disponibilizada a todos que terão acesso para nortear suas composições de informações.

Seguindo as regras de compliance, as permissões de acessos, restrição de informações / transações serão obedecidas, e com isso até facilitando o acesso de cada gestor, pois os mesmos virão apenas seus dados, Contas e Centros de Custos.

Neste fluxo e fase do processo orçamentário, é que são inseridas informações de Receita, Impostos, Custos, Despesas Fixas e Variáveis, bem como, demais informações que norteiam a necessidade de uma composição orçamentária, e que destes dados, devidamente estruturados serão compostos em grandes visões de relatórios como Demonstrativo de Resultados, Fluxo de Caixa e Balanço Patrimonial.

Workflow

Na ótica de comunicação e divulgação das informações, o Workflow estará presente em todos os momentos, desde a elaboração até o acompanhamento orçamentário.

Para início do fluxo orçamentário, o próprio BM dispara e-mails a todos envolvidos informado os dados do cenário, datas de abertura e fechamento do período orçamentário, bem como, fluxo de acompanhamento da digitação / composição de valores.

No tocante a comunicação, sendo ela 100% dentro da própria ferramenta, qualquer log, necessidade de recuperação de dados, estará disponível aos gestores. Desta forma, não se perde informações, nem tão pouco por ausência / férias de pessoas ligadas ao processo.

Acompanhamento Orçamentário

Durante o acompanhamento Orçamentário, período de interação diária, pois a integração dos dados realizados do SAP é carregada em tempo real, ou seja, o gestor pode consultar o orçado x real a cada segundo que a informação estará sempre atualizada. Da mesma forma, com regras de variação cadastradas entre Contas Contábeis e Centros de Custos, o BM disparará e-mails aos gestores, diretoria, controladoria informado a posição atual de cada conjunto, se variou, se requer justificativa.

Trava / Aviso Pedidos de Compras

Componente extremamente importante no controle diário de previsão orçamentária, bem como, “limitador” de gastos extras ao orçamento, disponibilizamos a Trava de Pedidos.

Com base em regras / informações pré-configuradas, o sistema fará a leitura de várias informações integradas ao SAP, como pedidos de compras, investimentos, serviços, etc, e que na leitura online dos valores de uma emissão de pedido, comparado ao orçamento daquela área / conta / centro de custo, será disparado algumas ações:

  • Trava de Pedido:

Configuração que não permite que o pedido seja criado, pois o valor disponível entre orçado x realizado, já empenhado em outros pedidos não é suficiente para efetivar a nova compra. 

Neste momento, a ferramenta dispara um e-mail ao dono desta informação, afirmando/informando que está sendo feito um pedido com valor maior do que disponível no momento. Algumas ações podem ser tomadas, como renegociação de orçamento com outro centro de custo, sugestão de um novo cenário orçamentário que contemple mais verba à aquele conjunto Conta, Centro de Custo.

  • Aviso de Variação entre Orçamento x Novos Pedidos

Com o mesmo formato do bloqueio de pedido de compra, será emitido aviso aos envolvidos na criação do pedido, de que os valores excedem ao proposto, mas liberando. Desta forma, a comunicação será feita, registrada dentro da ferramenta, ficando sempre disponível para consultas, aplicando o Compliance.

Planejamento Econômico e Financeiro:

Objetivo máximo de uma gestão orçamentária, é ter disponível em tempo real o Demonstrativo de Resultado e seus indicadores (Ebitida, Resultado Operacional, Lucro), Demonstrativo de Fluxo de Caixa (Saldo Inicial, Final, Geração de Caixa, Endividamento), e Balanço Patrimonial (Liquidez, Patrimônio Liquido, Divida Total, Estoques, Clientes e Fornecedores a Receber/Pagar) tanto das informações orçadas, como realizadas. E esta é a essência do TVM/BM/SAP, proporcionando e auxiliando na tomada de decisão.

Cada indicador é composto de informações inseridas no modelo, seja descentralizado, centralizado ou calculado, e que através de regras bem definidas distribui as visões competência e caixa.

Demonstrativo de Resultados:

Este é um dos primeiros e mais diretos relatórios a ser avaliado / configurado, pois todas as peças orçamentárias na sua grande maioria têm a concepção econômica / competência. Assim, destituído cada qual nas suas linhas, o DRE é montado e disponibilizado para consultas e tomadas de decisão.

Fluxo de Caixa

Tendo como base a origem do Demonstrativo de Resultados, o Fluxo de Caixa Orçado sofre impacto do ciclo financeiro de cada grupo contábil e ou transação. Desta forma, é atribuído prazos financeiros, regras de distribuição de valores, %, históricos de recebimento e pagamento, bem como ainda, composição do saldo inicial de balanço nas contas de bancos, assim o Fluxo de Caixa Orçado é composto e disponibilizado.

Balanço Patrimonial

Este é o indicador máximo de informações, pois contempla toda a visão / expressão do momento atual da empresa. Um Balanço Patrimonial Orçado é composto pelos saldos iniciais de balanço realizado o que representa 10% da sua composição, e tendo os 90% restantes, de todos os dados orçamentários do DRE e Fluxo de Caixa, que alocados nas suas regras, projetam o Balanço.

Atrelado ao Balanço Patrimonial, destacamos o conceito de Planejamento Econômico/Financeiro, que possibilita Projeções de Longo Prazo, com base no cenário base do Orçamento.Desta forma, o BM contém em sua essência o conceito Contábil/Econômico/Financeiro, que atribui a isso, as regras, indicadores financeiros, moedas, índices, movimentações de Operações Financeiras, que na régua do tempo, deslocam seus dados e permitem vermos indicadores para 05, 10 anos a frente.